Mobilidade urbana

Prefeitura vai testar mudança no Trevo do Fórum de Santa Maria

Lizie Antonello

"

O trânsito em um dos pontos de maior conflito entre motoristas, ciclistas e pedestres em Santa Maria, o Trevo do Fórum, deve mudar. Um teste será feito nesta sexta-feira, e, se as medidas propostas funcionarem na prática, serão adotadas a partir da próxima semana.

O local faz o entroncamento da Avenida Dores com as ruas Euclides da Cunha, Pedro Londero e Alameda Buenos Aires. A ideia da Secretaria de Mobilidade Urbana é que o modelo de rotatória deixe de funcionar, sendo mantido apenas o cruzamento direto em formato de cruz. O objetivo é gerar mais fluidez no tráfego e ainda aumentar as condições de segurança no cruzamento das vias.

O setor de tráfego da secretaria, coordenado pelo engenheiro Marcelo Rossés, realizou estudos para monitorar os trajetos realizados pelos automóveis no local. O levantamento mostra que os movimentos feitos pela maioria dos motoristas é o de cruzamento direto entre as ruas Alameda Buenos Aires e Euclides da Cunha, atravessando a Dores, e a ligação Centro-Camobi, seguindo pela Dores. As mudanças são baseadas nesse mapeamento e nos dados apresentados pelo Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU).

No sentido Centro-bairro, com a média de 15 mil veículos ao dia, 61,3% seguem no sentido UFSM e somente 10,8% fazem a conversão para a Rua Euclides da Cunha. Já no sentido bairro-Centro, a média é de 14 mil veículos ao dia, sendo 59,7% seguem em direção ao Centro e 5,5% dobram em direção a Alameda Buenos Aires.

O teste das alterações será das 10h às 11h desta sexta. Vão ser colocados cones para simular as alterações. Se forem mantidas elas serão implantadas na sinalização horizontal.

As alterações:

- O canteiro que dá acesso a Rua Pedro Londero será fechado. Para acessar a via, o motorista deve se encaminhar até a rótula da Rua Oswaldo Cruz.

- Quem trafega no sentido bairro-Centro pela Avenida Dores não poderá mais dobrar à esquerda em direção à Alameda Buenos Aires. Esse movimento deverá ser feito acessando as ruas Padre Caetano (ao lado da igreja), Pinto Bandeira e retornando pela Avenida Dores

- Quem anda pela Avenida Dores, no sentido Centro-bairro, não poderá mais dobrar à esquerda em direção a Rua Euclides da Cunha. Esse movimento deverá ser feito acessando a rótula da Rua Oswaldo Cruz

- Na Alameda Buenos Aires serão delimitadas duas pistas no sentido bairro-Centro. Uma para atravessar o trevo em direção a Rua Euclides da Cunha, e outra para fazer a conversão à direita (em direção a UFSM). Também será feita a sinalização de proibição de estacionamento no lado direito (Centro-bairro) da via

- Quem estiver na Rua Euclides da Cunha vai poder continuar acessando o trevo e dobrando à esquerda no sentido Camobi

Veja o mapa com as mudanças:



"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Lei que quer proibir consumo de bebida nas ruas de Santa Maria divide opiniões

Próximo

Jovem é ameaçado durante assalto em Santa Maria

Geral